BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dieta que salva: como uma alimentação equilibrada pode prevenir doenças respiratórias no outono?

abril 11, 2022 0
shutterstock_1999110485.jpg

Uma alimentação equilibrada, alinhada à prática regular de exercícios físicos, ao controle do peso e de fatores como o estresse, por exemplo, é fundamental para prevenir doenças respiratórias. Com a chegada do outono, é preciso ter atenção redobrada à dieta adotada, principalmente em casos de pacientes diagnosticados com câncer (com redução da imunidade), já que essa é uma estação caracterizada pelas temperaturas mais amenas e a baixa umidade do ar, favorecendo essas doenças.

Quer saber como manter uma alimentação equilibrada no outono? Confira mais sobre o assunto e algumas dicas abaixo!

Veja também – Dia da Saúde e Nutrição: saiba como ter uma alimentação mais saudável

Características do outono

Neste período outonal, as temperaturas ficam mais amenas, há menor umidade do ar e possibilidade de entrada de frentes frias, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Além deste cenário, também é característica do outono o aumento da incidência de algumas doenças que são transmitidas pelo ar, como resfriados e gripes, assim como crises de sinusite, rinite e outras. Por isso, nossa nutricionista, Dra. Naira Marceli Fraga Silva, alerta que manter uma alimentação equilibrada auxilia na resposta imunológica e na proteção das doenças respiratórias sazonais.

A Dra. Naira recomenda a elaboração de uma rotina de alimentação equilibrada, com alimentos da estação, já que eles recebem menos agrotóxicos, são mais saborosos e estarão mais baratos nesse período. Além disso, a nutricionista indica outros hábitos que podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico:

  • Hidrate-se constantemente, muitas vezes esquecemos de beber água, principalmente nos dias com temperaturas mais amenas. Água, água de coco, chás e frutas como a laranja, melancia, uva e maçã, ou com o consumo de sucos, como o de abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi, auxiliarão na hidratação;
  • São alimentos do outono: maçã, pera, tâmara, castanhas, amêndoa, romã, laranja, limão, abóbora, cenoura, beterraba, couve de Bruxelas, alface, cebola, espinafre e ervilhas;
  • Consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, kiwi, abacaxi, romã e mamão;
  • Não esqueça de tomar sol pela manhã e ao final da tarde;
  • Modere a ingestão de carnes vermelhas, fast foods e alimentos processados;
  • Elabore seu prato com vegetais variados (vermelhos/arroxeados, amarelos/alaranjados, brancos e verdes), reforce com raízes/tubérculos (como cenoura, rabanete, beterraba, batata doce ou cará) e complete a refeição com carboidratos e proteínas (como o arroz com feijão);
  • Sopas ou caldos devem ser espessos e não esqueça de incluir vegetais.

Porém, além da alimentação equilibrada, é preciso também adequar alguns hábitos para evitar o desenvolvimento de alergias ou doenças respiratórias durante o outono. Confira algumas dicas: 

  • Mantenha os ambientes arejados e livres de ácaros, com a lavagem regular de cobertas, colchas e tapetes;
  • Lave as mãos constantemente, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, manter este hábito reduz em até 40% o risco de contrair doenças como a gripe;
  • Mantenha uma rotina regular de exercícios;
  • Consulte-se periodicamente com seu médico e realize os exames preventivos;
  • Vacine-se anualmente contra a gripe.

Importância da vacina contra a gripe

Com a chegada do outono, o Ministério da Saúde se programa para distribuir, em todo o país, a vacina contra a gripe, devido às mudanças de tempo características da estação. Em 2022, a partir de 4 de abril, aproximadamente 80 milhões de doses estarão disponíveis para o público-alvo, que são:

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da área da saúde;
  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas;
  • Professores;
  • Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
  • Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros – urbano e de longo curso – e trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, e as Forças Armadas;
  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a Influenza é produzida pelo Instituto Butantan e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (mais recente) e a tipo B. O Dia D, que caracteriza o dia de mobilização nacional para imunizar a população, está previsto para acontecer no dia 30 de abril.

Medquimheo: clínica oncológica com atendimento acolhedor

Aqui, na Medquimheo, nossa equipe multidisciplinar oferece cuidado individualizado a cada paciente para que o tratamento seja mais leve e acolhedor. Somos a clínica de oncologia no Espírito Santo que apresenta a missão de permanecer em constante evolução e ir muito além de simplesmente atender pessoas, por meio de um atendimento humanizado e um tratamento seguro, atual e multidisciplinar.

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Diagnóstico precoce e sua importância para tratamentos de doenças

Março Lilás: compromisso firmado para erradicar o câncer de colo do útero

Fonte: Instituto Nacional de Câncer.