BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Bem-estar: entenda como as emoções interferem na saúde do organismo

fevereiro 14, 2022 0
relacoes-saude-mental.jpg

Bem-estar e estabilidade mental são conquistas diárias. Adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, manter uma dieta saudável e variada e reservar um momento do seu dia/semana para o lazer, contribuem para que essa meta seja alcançada. Além disso, as relações sociais também são essenciais para a qualidade de vida do ser humano. De acordo com uma pesquisa divulgada pela BBC News, ter fortes laços familiares e um grupo próximo de amigos reduz o risco de mortalidade em até 50%.

No post de hoje, nós, do Blog Medquimheo, vamos te explicar a relação entre as relações sociais e o bem-estar mental e emocional. Confira!

Veja também – Alimentação como aliada do bem-estar mental

Como as emoções impactam a saúde do organismo?

Emoções e sentimentos são coisas distintas. De acordo com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a emoção é uma reação imediata a um estímulo, ou seja, não envolve raciocínio e/ou pensamento. Já o sentimento, envolve um alto grau de percepção de algo. Dessa forma, é possível afirmar que, enquanto emoção é reação, sentimento é construção. Existem diferentes tipos de emoções: as primárias, como medo, alegria, raiva e tristeza; e as secundárias, que são mais complexas, como orgulho, ciúmes, culpa e admiração.

Segundo artigo publicado pelo Hospital Santa Lúcia, além de impactar a saúde mental, as emoções negativas, podem influenciar também adoecimentos cardiovasculares, doenças autoimunes e infecciosas e câncer. Também podem ser associadas às emoções algumas reações fisiológicas como dor de barriga, sudorese, falta de ar, taquicardia e aumento do cortisol.

Porque as emoções interferem na saúde?

A ligação entre mente e corpo e como um influencia o outro é algo que gera curiosidade e vem sendo estudado há bastante tempo. De acordo com uma matéria publicada pelo Estadão, o estômago é o órgão que mais sente o estresse, já que libera cortisol e adrenalina, o que faz com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso e essa alta acidez pode deixar o sistema digestivo irritado, o que causa dores e náuseas. O estímulo do organismo quando não estamos emocionalmente bem, é reagir. Dessa forma, emoções como angústia e ansiedade podem desencadear doenças como gastrite nervosa ou úlcera.

Cérebro x estômago: qual a relação?

Comportamentos e sentimentos podem, de fato, serem induzidos pelo intestino, e, por conta disso, o órgão recebe o apelido de “segundo cérebro”, aponta matéria do UOL.  Isso acontece porque ele é responsável por comandar a liberação de mais de 30 neurotransmissores, entre eles a dopamina e a serotonina, relacionados ao prazer e à motivação, a regulação do sono, humor e apetite.

Além disso, segundo uma matéria da Veja Saúde, o intestino, além de alojar trilhões de bactérias, tem cerca de 500 neurônios, as mesmas células que constituem o cérebro. Dessa forma, o órgão tem um sistema nervoso próprio, responsável por coordenar tarefas, circuitos que independem do comando cerebral, como, por exemplo, a liberação de substâncias digestivas.

Hábitos que beneficiam a saúde mental e física

Encontrar familiares, amigos e pessoas queridas, de modo geral, faz bem para nossa saúde. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, rir proporciona benefícios, tanto para saúde física, quanto para a mental. Segundo a pesquisa, rir ajuda a reduzir a sensação de dor. Isso porque, quando estamos rindo, nosso organismo libera hormônios como serotonina e endorfina, o que aumenta a sensação de bem-estar. Sendo assim, tenha como prioridade estar ao lado de quem te faz bem!

Acompanhamento psicológico Medquimheo

Nós, da Medquimheo, com nossa equipe multidisciplinar, oferecemos acompanhamento psicológico aos nossos pacientes e seus familiares, como forma de garantir um tratamento mais seguro e maior qualidade de vida. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e aqui você pode encontrar ambas formas de apoio, tudo no mesmo lugar.

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Desidratação no verão: veja os riscos e como prevenir!

Alimentação como aliada do bem-estar mental

Fonte: Dra. Larissa Bessert Pagung, psicóloga da Medquimheo, CRM: 16/4745