BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer infantil: confira os principais cuidados que devem ser adotados!

setembro 24, 2021 0
cancer-infantil.jpg

Tratar o câncer é uma batalha que se estende dia após dia, mas, com apoio profissional e da família, o período pode ser mais leve e acolhedor. Para lidar com as crianças diagnosticadas com câncer infantil, é preciso redobrar a atenção e adotar cuidados especiais. Os pequenos precisam de suporte integral, que deve ser prestado tanto por toda equipe médica, como também e, principalmente, pelos responsáveis e familiares próximos. 

Para te ajudar a entender melhor quais cuidados adotar com crianças com câncer, nós, do Blog da Medquimheo, em parceria com nossa oncologista pediátrica, Dra. Joana Bortolini, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura para conferir. 

Veja também: Qual a importância do hábito de lavar as mãos para a prevenção de doenças?

Como cuidar da criança com câncer?

Para cuidar da criança com câncer é importante compreender, da maneira mais clara possível, a doença e como ocorre o tratamento. Segundo o Instituto Oncoguia, o câncer infantil, na maioria das vezes, é resultado de alterações no DNA das células, que acontecem precocemente durante a vida. Ao contrário dos tipos de câncer que acometem adultos, o infantil não está relacionado a estilo de vida e a fatores de risco ambientais. 

“Os sinais do câncer infantil não são específicos e, por isso, as consultas de rotina são fundamentais, uma vez que podem contribuir para o diagnóstico precoce da doença. Os responsáveis devem estar atentos a sintomas como palidez, dores nos membros, dor óssea, hematomas ou sangramentos pelo corpo, caroços ou inchaços, perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, tosse persistente ou falta de ar, alterações oculares, inchaço abdominal, dores de cabeça, vômitos recorrentes pela manhã ou com piora durante o dia. Caso sejam observados, a orientação é buscar um especialista imediatamente.”

-Dra. Joana Bortolini, oncologista pediátrica da Medquimheo. 

Ainda de acordo com o Oncoguia, o tratamento do câncer infantil é determinado com base no tipo e estadiamento da doença. As opções podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Além disso, em alguns casos, o transplante de células-tronco também pode ser uma alternativa. 

Quais são as orientações para cuidado de crianças com câncer?

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG desenvolveu uma cartilha explicativa com as principais orientações para o cuidado de crianças com câncer. A seguir, listamos os principais cuidados que devem ser adotados: 

 

  • 💉 Vacinas

A maior parte das vacinas é contraindicada durante o tratamento de quimioterapia, mesmo as que são ministradas pela boca ou as de campanhas nacionais. Sendo assim, a recomendação sempre é buscar orientação do médico responsável pelo caso. 

  • 💊 Medicamentos

A principal orientação quanto a administração de medicamentos é esclarecer todas as dúvidas durante as consultas com o médico. Além disso, é fundamental dar os remédios para a criança nas doses e horários corretos. 

  • 🧼 Higiene corporal

Como a imunidade da criança com câncer fica comprometida, seja pela doença ou por efeitos colaterais dos tratamentos, alguns cuidados com a higiene são necessários: 

– Usar sabonete sem perfume; 

– Fazer uso de creme hidratante sem perfume após o banho;

– Manter as unhas curtas e limpas;

– Sempre utilizar protetor solar quando a criança for exposta ao sol;

– Manter brinquedos e objetos pessoais da criança higienizados. 

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Saúde mental: quais hábitos adotar para ter uma mente saudável?

Câncer e depressão: entenda a relação!

Fonte: Cartilha da UFMG.