BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Cuidados paliativos para pacientes oncológicos: necessidades durante e após o tratamento

julho 11, 2022 0
shutterstock_1971114932.jpg

Cuidado paliativo designa a assistência prestada aos pacientes oncológicos que visam a qualidade de vida durante o tratamento no âmbito da saúde, mas também familiar, social e psicológico. Existem diversas formas de aplicar os cuidados paliativos de acordo com o estágio da doença e estado geral de saúde do paciente. Nós, da Medquimheo, como clínica capixaba especialista em oncologia, oferecemos cuidado humanizado para tornar o tratamento oncológico mais leve e acolhedor. 

Deseja entender mais sobre a importância dos cuidados paliativos e quais são eles? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog da Medquimheo, preparamos!

Veja mais – Bem-estar: entenda como as emoções interferem na saúde do organismo

Quais são os cuidados paliativos para pacientes oncológicos?

Os cuidados paliativos são os auxílios ativos e integrais oferecidos a pacientes que tratam doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade da vida, como o câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Eles devem ser iniciados, primeiramente, por meio da decisão conjunta entre médico, paciente e familiares, quando o tratamento curativo deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. Alguns dos suportes oferecidos em cuidados paliativos incluem abordagens terapêuticas que proporcionam maior comodidade ao paciente para enfrentar a doença, como:

 

  • Controle dos sintomas: estratégia voltada para aliviar sintomas, dores e situações de estresse causadas pelo tratamento oncológico. É possível ajudar a gerenciar problemas físicos, emocionais e sociais.

 

  • Home care: cuidados paliativos realizados em casa, mas ainda com tratamento e acompanhamento médico.

 

  • Acompanhamento psicológico: um profissional especialista que acompanha o paciente e os familiares durante o tratamento, a fim de promover alívio emocional neste período.

 

  • Teleconsulta: acompanhamento virtual, para que o médico se mantenha atualizado sobre o quadro de saúde do paciente e a evolução do tratamento, ao mesmo tempo em que proporciona maior comodidade e conforto à pessoa que trata o câncer. É importante citar que este tipo de monitoramento depende de cada caso e a escolha é feita pelo especialista.

Como a Medquimheo oferece os cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos necessitam de uma equipe multidisciplinar para atuar em diversas frentes e nós, da Medquimheo, oferecemos toda assistência necessária para tornar o tratamento oncológico mais leve e acolhedor. Desde o acompanhamento pediátrico até o apoio psicológico, nós estamos preparados para levar o melhor e mais atualizado serviço de oncologia do Espírito Santo

Conheça nosso blog!

Aqui em nosso Blog sempre encontrará materiais relevantes para mais saúde e qualidade de vida. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Julho Verde: fatores de risco e sinais do câncer de cabeça e pescoço

Cuidado e tratamento acolhedor: conheça nossas especialidades e serviços!

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca).