BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Quais cuidados os pacientes oncológicos precisam ter no inverno?

julho 28, 2021 0
shutterstock_1880344021.jpg

Os pacientes oncológicos precisam adotar cuidados durante o inverno, visto que nessa estação as doenças respiratórias se proliferam com maior rapidez. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, gripes e resfriados causam comprometimentos graves em 3,5 milhões de pessoas, principalmente, as que possuem alguma comorbidade ou estejam em tratamentos que impactam a imunidade, como as quimioterapias e radioterapias, que tratam o câncer.

Para te explicar os principais cuidados que os pacientes oncológicos devem adotar no inverno, nós, do Blog da Medquimheo, produzimos este conteúdo especial. Continue lendo para conferir!

Veja também: Aprenda receitas de sopas saudáveis para aquecer o inverno

❄️ Quais cuidados adotar no inverno para evitar doenças respiratórias?

É importante lembrar que, como já falamos, o frio é um clima propício para o aumento de doenças respiratórias, por diversos fatores. As mudanças bruscas de temperatura, poluição ambiental, ar seco e utilização de cobertores guardados há muito tempo são algumas das razões que podem influenciar na proliferação avançada dos vírus. Além disso, a Covid-19 também é uma doença respiratória e, nos pacientes oncológicos, ela pode provocar internações e uma série de complicações. Dessa forma, o cuidado deve ser redobrado.

Pessoas que estão em tratamento de câncer são mais vulneráveis a infecções respiratórias devido a baixa imunidade, por conta dos medicamentos e procedimentos para tratar a doença. Para se prevenir é preciso adotar cuidados como:

🔒 Evitar locais fechados e com aglomerações; 

🤧 Prevenir-se de contato com pessoas gripadas ou resfriadas;

🧥 Manter-se sempre bem agasalhado;

💉 Vacinar-se contra a influenza anualmente;

🧼 Lavar as mãos antes de todas as refeições e evite encostar no rosto com as mãos sujas;

🍉 Optar sempre por alimentos frescos e de procedência confiável;

🥤 Manter-se hidratado.

Caso apresente qualquer sintoma de gripe, resfriado ou Covid-19, é fundamental procurar um médico, para que o rastreamento da infecção seja realizado e o tratamento seja iniciado. Além disso, faça o isolamento para proteger as pessoas à sua volta, visto que as doenças respiratórias, em grande maioria, são contagiosas.  

💡 Conheça nosso blog!

Aqui em nosso Blog sempre encontrará materiais relevantes para mais saúde e qualidade de vida. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Coronavírus: o que é, sintomas e prevenção

Câncer de pele: sol de inverno também apresenta perigo

Fonte: Oncoguia.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *