BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Desidratação no verão: veja os riscos e como prevenir!

janeiro 14, 2022 0
desidratacao-no-verao.jpg

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, é de extrema importância que as pessoas permaneçam atentas à alimentação, com uma dieta leve e saudável, além de beber ainda mais água e sucos naturais. De acordo com dados do DataSUS, o primeiro trimestre do ano, entre janeiro e março, concentra 30% das internações por desidratação na rede pública de São Paulo, sendo as crianças e os idosos a maioria dos pacientes.  Dessa forma, alguns cuidados dever ser redobrados durante essa época. 

Para te ajudar a se manter hidratado neste verão, nós, do Blog Medquimheo, reunimos algumas dicas de hábitos saudáveis e necessários para aproveitar essa estação em segurança e com a saúde em dia. Confira! 

Veja também – Prática de exercícios físicos no verão: quais cuidados adotar? 

Sintomas da desidratação 

O risco de desidratação se torna ainda maior durante o verão para crianças e idosos, por isso, é necessário permanecer atento. De acordo com a Associação de Mant de Beneficiários da Petros (AMBEP), o normal é que o ser humano perca, em média, 2,5 litros de água por dia, por meio da urina, transpiração, fezes e até mesmo pela respiração. Entretanto, sede excessiva, muito tempo sem urinar, secura na boca e mucosas, olhos mais fundos e ressecados são sinais de desidratação. Caso você ou algum conhecido apresente algum desses sintomas, procure um médico especialista.

Como prevenir a desidratação? 

1 – Beba bastante água

Por mais que pareça redundante, muitas pessoas, por conta da correria em nosso dia a dia, esquecem de tomar água. Por isso, uma das vantagens da tecnologia que nos cerca hoje é que existem aplicativos destinados a enviar alertas para lembrar os usuários a beberem água. Confira alguns indicados pela TechTudo.

2 – Fique atento à cor da sua urina  

Um dos sinais que o seu corpo promove quando está desidratado é a cor da urina. Tonalidades mais escuras e amareladas indicam desidratação. Por isso, mantenha-se atento!

3 – Use roupas leves

Opte por roupas claras e leves quando for sair ao ar livre, uma vez que elas diminuem a retenção de calor do corpo. 

4 – Alimente-se de forma apropriada

Durante esta estação de temperaturas mais altas, mantenha uma dieta leve, com cardápios mais variados e saudáveis. Consuma alimentos ricos em água, como berinjela, couve-flor e tomate, entre outros. As frutas também são grandes aliadas, opte por melancia, laranja, morango, melão e pera, tendo em vista que esses alimentos auxiliam na hidratação do organismo.

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Protetor Solar: como escolher o ideal para se proteger do câncer da pele?  

Alimentação para crianças diagnosticadas com câncer

 

Fonte: AMBEP (Associação de Mant de Beneficiários da Petros)