BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer: como ser um adepto a esta batalha?

abril 8, 2022 0
dia-mundial-da-luta-contra-o-cancer-medquimheo.jpg

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, que marca o dia 8 de abril, busca conscientizar a população sobre os perigos e alertar para os cuidados em relação a esta doença. A data destaca a necessidade do acompanhamento médico regular e de ações que incentivem bons hábitos de saúde, como manter uma dieta nutritiva e saudável para prevenir doenças, como a obesidade, fator de risco para o câncer.

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) registraram, nos últimos dez anos, um aumento de 20% nos casos da doença, que é a segunda causa de falecimento ao redor do mundo antes dos 70 anos. Esses dados podem crescer ainda mais devido à pandemia, que reduziu o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos para detectar tumores. 

Quer saber como ser um adepto nesta batalha? Continue lendo nosso artigo!

Veja mais – Família: como prestar apoio emocional ao paciente oncológico?

Cenário durante a pandemia do coronavírus

O câncer é uma doença tratável e que tem grandes chances de cura quando detectado nos estágios iniciais. Porém, durante a pandemia, foram realizadas pesquisas que apontam a defasagem nos cuidados com a saúde, principalmente em relação ao acompanhamento médico regular e à realização periódica de exames preventivos. Apenas no Brasil, um estudo da Latin American Cooperative Oncology Group indica que houve redução de 58% a 80% de mamografias de rastreamento e de 40% de cirurgias de mama entre 2020 e 2021.

Fatores de risco

Nossa especialista, Dra. Morgana Stelzer Rossi, reforça que a rotina de exames e consultas regulares é fundamental para a prevenção, porém, também é preciso adotar hábitos e ter atenção redobrada a outros fatores que podem facilitar o desenvolvimento de tumores,como:

  • Histórico familiar: é necessário ficar atento em casos de famílias que possuem pacientes com câncer;
  • Idade: o câncer é uma doença complexa, que pode se manifestar de formas diversas e em diferentes faixas etárias. Por isso, alguns tumores surgem ainda na infância enquanto outros aparecem apenas em idosos;
  • Infecções: agentes como vírus e bactérias podem estar ligados a tipos de câncer, como o HPV (Papilomavírus Humano), causador do câncer de colo do útero;
  • Medicamentos: o uso excessivo ou contínuo de alguns remédios pode influenciar o desenvolvimento de tumores;
  • Dieta: manter uma rotina alimentar adequada, rica em nutrientes, minerais e vitaminas, previne o desenvolvimento de cânceres e doenças como a obesidade.

Como prevenir o câncer

É essencial, para evitar o desenvolvimento do câncer, a adoção de bons hábitos de saúde ao longo da vida. Para isso, é possível:

  • Ter uma rotina de exercícios físicos regular;
  • Adotar uma dieta nutritiva;
  • Evitar o consumo de fast foods, comidas muito calóricas e muito gordurosas;
  • Moderar no consumo de bebidas alcoólicas;
  • Regular a exposição protegida ao sol.

Medquimheo: clínica oncológica com atendimento acolhedor

Aqui, na Medquimheo, nossa equipe multidisciplinar oferece cuidado individualizado a cada paciente para que o tratamento seja mais leve e acolhedor. Somos a clínica de oncologia no Espírito Santo que apresenta a missão de permanecer em constante evolução e ir muito além de simplesmente atender pessoas, por meio de um atendimento humanizado e um tratamento seguro, atual e multidisciplinar.

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Células-tronco: entenda suas funções e como auxiliam em tratamentos medicinais

Diagnóstico precoce e sua importância para tratamentos de doenças

Fonte: Instituto Nacional de Câncer.