BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Nacional da Imunização: importância das vacinas para pacientes oncológicos

junho 9, 2022 0
shutterstock_2000872115.jpg

O Dia Nacional de Imunização, celebrado em 9 de junho, tem como principal objetivo conscientizar a população e chamar atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo, quanto para a saúde coletiva. Manter a carteira de vacinação completa, desde a infância até a fase adulta é fundamental para evitar a propagação de doenças e, também, garantir a saúde de pacientes oncológicos durante o tratamento. Tendo em vista que o sistema imunológico de pessoas que estão em tratamento de câncer já é afetado, uma nova infecção pode atrapalhar o tratamento e deixar a saúde mais debilitada. 

Deseja saber mais sobre a campanha do Dia Nacional da Imunização e qual a importância das vacinas? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog da Medquimheo, preparamos para você!

Veja mais – Vacina contra influenza: por que pacientes oncológicos devem tomar?

Qual a importância da imunização?

A imunização coletiva se mostra de extrema importância, principalmente, no atual cenário do Brasil, em que várias doenças voltaram a circular após a queda vacinal na sociedade. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, em apenas três anos, a vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola caiu de 93,1% para 71,49% no Brasil, além da vacinação contra a poliomielite, que apresentou uma queda de 84,2% para 67,7%, em 2021. A diminuição na cobertura vacinal infantil demonstra que três a cada dez crianças brasileiras não receberam as vacinas necessárias.

Nesse sentido, aderir às campanhas vacinais em todas as fases da vida auxilia na maior proteção contra diversas doenças, sejam elas infecciosas ou bacterianas. A Organização Pan-Americana da Saúde junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a Cartilha de Vacinas, que informa todas as vacinas necessárias em cada faixa etária.

Imunização em pacientes oncológicos

Pessoas que estão em tratamento oncológico possuem maior probabilidade de desenvolverem quadros de imunocomprometimento grave, independentemente da infecção. Nesses pacientes, as infecções contribuem para o risco elevado de mortalidade, visto que podem atrasar ou impedir o tratamento adequado, ou mesmo a cirurgia oncológica. Nesse contexto, as vacinas proporcionam mais benefícios que malefícios aos pacientes oncológicos. Porém, imunizantes que possuem bactérias ou vírus vivos atenuados em sua composição – como algumas vacinas contra a Covid-19 – devem ser aplicadas após análise das precauções e contraindicações, que deve ser feita entre paciente e médico especialista. 

#DicaMedquimheo:  A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica publicou um guia que trata sobre a Vacinação no Paciente Oncológico, com conteúdos que contemplam as principais dúvidas acerca do tema. Confira!

Recomendações para vacinação em pacientes oncológicos

As vacinas que possuem na fórmula o vírus inativado são essenciais para que os pacientes oncológicos estejam protegidos contra outras doenças e, consequentemente, mantenham a resposta imunológica em bom estado, para que o tratamento também seja beneficiado. As principais vacinas recomendadas são:

  • Influenza;
  • Hepatite B; 
  • Difteria;
  • Tétano;
  • Coqueluche;
  • Pólio inativada;
  • Pneumocócica conjugada 10 ou 13 valente;
  • HPV

Qual é o melhor momento para pessoas com câncer se vacinar?

Em alguns casos, o melhor momento para os pacientes oncológicos se vacinarem é antes do início do tratamento imunossupressor. Para pacientes submetidos a transplantes, o ideal é que a vacinação ocorra a partir de seis meses após o transplante.

“É importante que as pessoas completem a carteira de vacinação, visto que algumas vacinas podem ajudar até mesmo a evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Mas, independentemente da vacina a ser administrada, a consulta com o profissional para receber orientações é imprescindível”. 

– Dra. Carolina Conopca, oncologista da Medquimheo.  

Conheça nosso blog!

Aqui em nosso Blog sempre encontrará materiais relevantes para mais saúde e qualidade de vida. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos: a alimentação aliada à saúde 

Mastologia: conheça a importância de realizar exames preventivos

Fonte: Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).