BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Diagnóstico precoce e sua importância para tratamentos de doenças

março 21, 2022 0
shutterstock_618559373.jpg

Diagnóstico precoce é a principal maneira de detectar doenças, inclusive o câncer, e agilizar o processo de cura ou melhora do quadro clínico. Em casos de câncer de próstata, por exemplo, diagnosticar o tumor ainda em estágios iniciais prevê 90% de chances de cura, segundo dados do Instituto Oncoguia. Nossos especialistas alertam que o diagnóstico precoce só acontece quando as pessoas se conscientizam dos cuidados que devem ser tomados em relação à saúde.

Você sabe o que deve ser feito para diagnosticar precocemente uma doença? Confira mais abaixo!

Veja também – Dia Mundial da Luta contra o Câncer: sinta-se acolhido para enfrentar essa caminhada

Como diagnosticar doenças precocemente?

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca a importância da conscientização das pessoas sobre a saúde física de cada um, tendo em vista que as doenças podem se manifestar de formas diferentes em cada organismo. Por isso, reconhecer o surgimento de manchas, no caso de doenças de pele, e sintomas atípicos, e que podem ser suspeitos, é o primeiro sinal de que é preciso consultar um especialista.

Uma das maneiras de diagnosticar doenças precocemente é a realização periódica e regular dos exames preventivos. Anualmente, a recomendação é fazer o check-up geral, fundamental para este rastrear qualquer sinal interno de alteração no organismo. Além disso, é preciso ter em mente que, em casos de registro hereditário de cânceres ou outras doenças, a realização dos exames preventivos é primordial, já que esse tipo de origem é responsável por cerca de 5% a 10% dos casos, de acordo com o INCA.

Atitudes para prevenir doenças

Além do surgimento de forma hereditária, o INCA alerta que a rotina corrida também pode facilitar o surgimento de tumores ou doenças graves, por ser exaustiva, estressante e faltar tempo para cuidar da saúde da maneira correta. Fatores como o sedentarismo, cansaço, estresse constante, má alimentação e o excesso do álcool e do cigarro são considerados de risco, pois há maior possibilidade do surgimento de alguma doença.

Para prevenir e continuar uma rotina vigilante e de atenção à saúde, tanto para homens quanto para mulheres, além da realização periódica e regular de exames e rastreamentos, nossa oncologista, Dra. Carolina Conopca recomenda:

  • Ter uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em nutrientes, minerais e vitaminas;
  • Manter uma rotina regular e frequente de exercícios físicos;
  • Evitar a ingestão constante e excessiva de carnes vermelhas, fast foods e alimentos muito gordurosos, calóricos e processados;
  • Hidratar-se continuamente – com água, sucos ou chás;
  • Reduzir o consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar;
  • Consultar-se periodicamente com seu médico e realizar regularmente os exames preventivos.

Impactos da pandemia em relação ao câncer

Um estudo realizado pelo Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) em países da América Latina, no Caribe e na Alemanha, publicado no fim de 2021, mostrou que a pandemia do coronavírus impactou negativamente o tratamento e controle de cânceres. Nestes anos em que a população precisou se proteger dentro de casa, houve diminuição dos diagnósticos devido aos poucos exames preventivos e de rastreamento realizados. Segundo o estudo, o controle e o tratamento de tumores ainda sofrerão impactos negativos pelos próximos 5 a 10 anos.

Em mais de 400 municípios do país, o levantamento indica que o câncer é a principal causa dos óbitos e que deve ser a maior causa de falecimentos até 2030 em todo o Brasil. Atento aos tumores de mama e de próstata, os mais comuns na população brasileira, o estudo aponta a redução de 58% a 80% de mamografias de rastreamento e de 40% de cirurgias de mama realizadas desde 2020.

Devido a esses impactos, é preciso ainda mais atenção aos cuidados que devem ser tomados com a saúde de nosso corpo. Por isso, continue com o uso de máscara, álcool gel e com distanciamento seguro de outras pessoas quando precisar sair de casa, porém, não deixe de se consultar regularmente com seu médico e realizar os exames preventivos. Estar em dia com sua saúde é essencial para identificar doenças e combatê-las o quanto antes.

Informativo Detecção Precoce

Se você ainda tem dúvidas sobre a detecção precoce de doenças graves e de cânceres, o INCA mantém um informativo periódico voltado para o diagnóstico precoce, principalmente dos cânceres de mama e do colo do útero, que são os que mais acometem a população feminina em todos os estados brasileiros. O Informativo Detecção Precoce é divulgado periodicamente no site do Instituto.

Medquimheo: clínica oncológica com atendimento acolhedor

Aqui, na Medquimheo, nossa equipe multidisciplinar oferece cuidado individualizado a cada paciente para que o tratamento seja mais leve e acolhedor. Somos a clínica de oncologia no Espírito Santo que apresenta a missão de permanecer em constante evolução e ir muito além de simplesmente atender pessoas, por meio de um atendimento humanizado e um tratamento seguro, atual e multidisciplinar.

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Março Lilás: compromisso firmado para erradicar o câncer de colo do útero

Fevereiro Roxo: conheça a campanha e apoie essa causa

Fonte: Instituto Nacional de Câncer.