BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Exames de próstata: mitos e verdades sobre os procedimentos

dezembro 1, 2021 0
mitos-verdades-cancer-prostata-1.jpg

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina. De acordo com o Instituto Oncoguia, 1 em cada 9 homens serão diagnosticados com a doença ao longo da vida. Entretanto, mesmo que recorrente, de acordo com uma pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), um diagnóstico precoce pode aumentar em até 90% as chances de cura. Porém, mesmo que tenha um impacto tão grande no desenvolvimento da doença e, consequentemente, na qualidade de vida do paciente, muitos homens têm receio em realizar o exame de toque retal, principal forma de detectar a doença.

Pensando nisso, nós, do Blog Medquimheo, viemos esclarecer, no post de hoje, os principais mitos sobre esse procedimento e te mostrar que, na verdade, ele não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira! 

Veja também – Câncer de próstata: exame de prevenção ainda é tabu

 

Câncer de próstata: entenda mais sobre a doença

Antes de apresentarmos os mitos e verdades acerca dos exames que são capazes de detectar precocemente o câncer de próstata, reunimos as principais informações sobre a doença. De acordo com o Instituto Oncoguia, homens de todas as idades precisam estar atentos aos sinais e realizar os devidos exames. Além disso, o histórico familiar pode influenciar no diagnóstico. Um homem cujo pai teve câncer de próstata é duas vezes mais propenso a também desenvolver a doença.

E atenção! O câncer de próstata é considerado uma doença assintomática, ou seja, na maioria dos casos, os pacientes não apresentam sinais. Dessa forma, não é porque você tem nenhum sintoma que você está seguro. Por isso, é indispensável realizar os exames preventivos regularmente.

 

Mitos e verdades sobre os exames preventivos do câncer de próstata

Infelizmente, por conta do tabu, preconceito e, muitas das vezes, pela falta de informação, os homens deixam de realizar os devidos exames relacionados à saúde masculina, como os responsáveis por detectar precocemente o câncer de próstata. Entre os principais mitos acerca do assunto, estão:

 

  • O exame de toque retal causa dor (MITO!)

O exame, apesar de causar certo desconforto e receio na maioria dos homens, tem a duração de segundos, além de ser super seguro e necessário. Vale ressaltar que o procedimento não causa dor. 

 

  • Os exames salvam vidas (VERDADE!)

Ao realizar os exames dentro do período indicado pelos médicos, é possível detectar o câncer de próstata ainda na fase inicial. É importante destacar que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 90% dos casos têm cura quando o diagnóstico é precoce. 

 

  • Só é necessário realizar caso exista histórico familiar (MITO!)

A realização dos exames é indicada a partir dos 50 anos, uma vez que, com o aumento da idade, crescem as chances de desenvolver a doença, independentemente de qualquer outro fator. Além disso, a única diferença para alguém que tem histórico familiar é que essa pessoa precisa iniciar o acompanhamento mais cedo. 

 

  • O PSA auxilia na prevenção (VERDADE!)

Apesar de não detectar o câncer em si, o exame laboratorial contribui para o diagnóstico precoce, uma vez que ele é capaz de medir qualquer alteração nas substâncias produzidas pela próstata.

É importante ressaltar que ambos procedimentos são essenciais para assegurar sua saúde e consequentemente sua qualidade de vida. Por isso, reforçamos o pedido: não deixe de realizar esses e os demais exames de rotina! 🙂💙

 

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Câncer de próstata: exame de prevenção ainda é tabu

Dia do Homem: câncer de próstata é o mais incidente entre os capixabas  

 

Fonte: Instituto Oncoguia.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *