BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Prática de exercícios físicos no verão: quais cuidados adotar?

dezembro 28, 2021 0
cuidados-verao-atividade-fisica.jpg

Com a chegada do verão e o aumento do calor, é necessário se adaptar e redobrar os cuidados com a pele, uma vez que, durante esta estação, os raios solares são ainda mais agressivos. Entretanto, não é necessário abrir mão da sua rotina de exercícios, uma vez que a prática de atividade física é essencial para a saúde física e mental. Entre os inúmeros benefícios que proporciona, está a diminuição do estresse e o aumento do bem-estar. Desse modo,  é importante ressaltar que é, sim, possível manter os hábitos sem prejudicar sua saúde, mesmo nos dias mais quentes.  

Diante desse cenário, no post de hoje, nós, do Blog Medquimheo, reunimos dicas preciosas para te ajudar a manter sua rotina de exercícios durante o verão em segurança. Confira! 

Veja também – Protetor Solar: como escolher o ideal para se proteger do câncer da pele? 

Qual a importância da atividade física? 

A atividade física, além de melhorar a saúde de modo geral, gera a sensação de bem-estar e aumenta a disposição e energia de quem a pratica. Isso porque a  prática de exercícios aumenta a produção das endorfinas. Além disso, também é responsável por combater o excesso de peso, ajuda a controlar a glicemia, fortalece os ossos e reduz a pressão arterial. Caminhar, correr ou pedalar são atividades recomendadas para uma saúde mental mais estável. Por isso, a prática é fundamental, mesmo nos dias mais quentes do verão.

Cuidados necessários durante a prática de exercícios no verão

Com a intensificação do calor, a desidratação se torna mais frequente, uma vez que a transpiração é maior. Além disso, os danos à pele também devem ser uma preocupação de todos, tendo em vista que grande parte das doenças da pele estão diretamente ligadas à exposição excessiva aos raios UV, entre elas, o câncer da pele. Dessa forma, alguns cuidados necessários para se exercitar em segurança durante esse período, são: 

1 – Utilize protetor solar diariamente

O uso do protetor solar é essencial, independentemente de estar sol ou chuva, ou se você está em casa ou na rua. Entretanto, durante o verão, ele é ainda mais importante. Por isso, procure seu médico e peça recomendação do protetor solar ideal para manter sua pele protegida. 

2 – Escolha um local adequado para se exercitar 

Evite praticar exercícios em ambientes que tenham muita exposição solar e opte por locais com árvores e sombras. Caso se exercite em locais abertos, como calçadão, opte por ir em um horário em que o sol não esteja tão forte, mais para o final da tarde ou o início da manhã. É importante também, principalmente diante do atual cenário, evitar lugares com aglomeração de pessoas. 

3 – Use roupas e acessórios com proteção UV 

A recomendação é usar blusas de manga longa e calças compridas, próprias para prática de exercícios e que tenham proteção UV, para expor a menor quantidade de pele possível. Além disso, o uso de acessórios como bonés e chapéus também é recomendado. 

4 – Mantenha-se hidratado 

Ingerir bastante água, sucos e consumir alimentos refrescantes, como frutas, melancia e melão,  além de verduras e legumes, como chuchu, é essencial para se manter saudável e repor o líquido corporal nesta época. 

E para pacientes oncológicos? 

É importante ressaltar que, para pacientes oncológicos, esses cuidados precisam ser redobrados. A principal recomendação para pessoas em tratamento do câncer é procurar o médico responsável para receber as devidas orientações, mais indicadas em cada caso individual, em relação à prática de exercícios físicos durante o verão. E lembre-se sempre de cuidar da sua alimentação, se hidratar e proteger a pele. 

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Dezembro Laranja: você sabia que é preciso proteger a pele, mesmo em locais fechados? 

4 dicas para aumentar a autoestima de mulheres em tratamento do câncer 

Fonte: HCOR