BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Fevereiro Roxo: conheça a campanha e apoie essa causa

fevereiro 17, 2022 0
fevereiro-roxo-campanha-apoie-causa-2.jpg

A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. De acordo com a Universidade Estadual do Maranhão, o lema do movimento é “Se não houver cura, que haja conforto”, tendo em vista que se tratam de doenças crônicas. Entretanto, é possível preservar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas. 

No post de hoje, nós, do Blog Medquimheo, reunimos as principais informações sobre as três doenças abordadas pelo movimento. Confira!

Veja também – Pulsoterapia: uma terapia para o tratamento de doenças crônicas 

Fevereiro Roxo: uma campanha, três doenças

O termo “doenças invisíveis” é aplicado, nesse caso, pelo fato dos principais sintomas do Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, na maioria das vezes, não serem visíveis e, sim, sentidos pelo paciente

1 – Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é considerado uma doença inflamatória autoimune, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, por engano. Pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como cérebro, rins, pele e articulações. Pode atingir pessoas de qualquer idade e sexo, mas de acordo com o Ministério da Saúde, é mais comum em mulheres entre 15 e 40 anos, tendo incidência maior em mulheres pretas. 

Um dos principais sinais do lúpus é o aumento da sensibilidade da pele ao sol, vermelhidão em áreas expostas à luz solar e surgimento de manchas vermelhas no corpo. Para o tratamento, pode ser necessário utilizar drogas imunossupressoras e corticóides, o que tende a melhorar a qualidade de vida do paciente.

2 – Alzheimer 

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença se manifesta, geralmente, a partir dos 60 anos de idade e provoca perda da capacidade cognitiva, da memória e demência. Outros sintomas são a desorientação, distúrbio de linguagem, reagir com raiva incomum e a perda de interesse por atividades cotidianas. A causa é desconhecida, mas estima-se que seja geneticamente determinada em cerca de 10% dos casos. Hábitos saudáveis são recomendados para prevenção, entre eles, a prática regular de exercícios físicos, evitar o tabagismo e praticar ações que estimulem a memória, como a leitura. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 35 milhões de pessoas são afetadas pelo Alzheimer em todo o mundo, e esse número deve dobrar até 2030. Apesar de não existir cura, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), quando descoberta no início, é possível retardar o avanço e desenvolvimento da doença, o que preserva a qualidade de vida do paciente.

3 – Fibromialgia 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a Fibromialgia acomete cerca de 3% da população brasileira, sendo a maioria representada por mulheres adultas. Sem o devido acompanhamento, a dor pode interferir na capacidade física e levar a limitação funcional, o que impacta a qualidade de vida do paciente.

Entretanto, com o tratamento adequado é possível que o paciente viva normalmente. Os principais sintomas da fibromialgia são as dores musculares, fadiga, alterações de humor, sono e memória, formigamento nas mãos e pés, além de ansiedade. 

Medquimheo: clínica oncológica com atendimento acolhedor

Aqui, na Medquimheo, nossa equipe multidisciplinar oferece cuidado individualizado a cada paciente para que o tratamento seja mais leve e acolhedor. Somos a clínica de oncologia no Espírito Santo que apresenta a missão de permanecer em constante evolução e ir muito além de simplesmente atender pessoas, por meio de um atendimento humanizado e um tratamento seguro, atual e multidisciplinar.   

Conheça o Blog da Medquimheo

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Desidratação no verão: veja os riscos e como prevenir!

Alimentação como aliada do bem-estar mental

Fonte: Ministério da Saúde.