A importância da fisioterapia no cuidado ao paciente oncológico

Pacientes que fazem tratamento contra o câncer necessitam dos cuidados de profissionais de diversas áreas, incluindo os fisioterapeutas. Você sabia? O assunto foi debatido no Papeando, dia 29, promovido por nós da Medquimheo, com o tema “Atuação do fisioterapeuta no cuidado ao paciente oncológico”.
A palestra foi ministrada por Marianne Pereira, fisioterapeuta que atua no segmento. “O objetivo era informar aos pacientes sobre a importância da fisioterapia para quem tem câncer. Fazemos uma assistência antes das cirurgias e, também, na restauração de sequelas pós-cirúrgicas”, conta.
Os benefícios para os pacientes oncológicos são inúmeros, em todas as etapas do tratamento. Com a fisioterapia oncológica é possível identificar lesões antes de cirurgias, evitando futuras complicações. Quimioterapia e radioterapia podem causar sequelas, ou seja, esse processo ajuda a uma reabilitação menos dolorosa.
Qual câncer precisa de fisioterapia?
O câncer de mama é o principal tumor que precisa de cuidados, bem como em outros locais do corpo. São eles: cabeça e pescoço, útero, próstata, trato digestivo, tumores ortopédicos e pulmonares.
“Os pacientes podem ter dores persistentes, fibrose, retração e aderência cicatricial, fraqueza muscular, incontinência urinária, entre outros. A fisioterapia para quem tem câncer ajuda controlar a dor, fortalecer a musculatura e melhorar a função pulmonar”, ressalta Marianne.
Fisioterapia antes e durante o tratamento de câncer
A reabilitação deve iniciar logo que o câncer seja diagnosticado, devendo ser planejada a cada etapa do tratamento. É responsabilidade do fisioterapeuta escolher e adequar as técnicas individualizadas e encaminhar o paciente para outros profissionais quando for necessário.
O que faz parte do tratamento?
Fazem parte do tratamento técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia.
Sobre o projeto
Pelo menos uma vez por mês, médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos da clínica realizam o Papeando. O evento foi criado em 2014 e tem como objetivo ser um espaço para que os pacientes em tratamento contra câncer e outras doenças graves possam esclarecer dúvidas de diversos assuntos.
Aqui na Medquimheo você conta com toda assistência necessária no tratamento contra o câncer em Vitória!