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Janeiro Branco: dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde mental

janeiro 19, 2022 0
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A campanha Janeiro Branco tem como objetivo uma maior visibilidade para assuntos relacionados à Saúde Mental, como, por exemplo, a prevenção de transtornos psiquiátricos, como ansiedade e a depressão, tendo em vista que o tabu ao redor dessas questões, infelizmente, ainda é grande na sociedade. Uma pesquisa divulgada pela revista The Lancet revelou aumento de 28% de casos de depressão no mundo. Diante desse cenário, é preciso que as pessoas tenham consciência de que, além do acompanhamento e tratamento psicológico, é de extrema importância adotar hábitos na rotina que possam ajudar a manter a saúde emocional estável.

 No post de hoje, nós, do Blog Medquimheo, reunimos em uma lista com 5 dicas de hábitos que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental. Continue a leitura para conferir!

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Atividade física ajuda a cuidar da saúde mental?

Segundo um estudo da UFMG, a saúde mental vai além dos transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, e abarca a saúde como um todo. Diante desse contexto, a pesquisa reforça que a prática regular de atividade física melhora a capacidade cognitiva, diminui os níveis de ansiedade, alivia a tensão e o estresse, melhora o estado de humor, aumenta a resistência física e mental, ajuda o praticante a dormir melhor, além de potencializar o sistema imunológico.

Alimentação: qual o impacto na saúde mental?

De acordo com um artigo publicado pelo Hospital Santa Mônica, existe uma ligação direta entre alimentação e saúde mental, e a nutrição, tem sim, influência na incidência de distúrbios neurológicos e psiquiátricos. O estudo também mostra que baixos níveis de niacina, vitamina que desempenha importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA, estão relacionados com quadros de demência, e, além disso, pouco ácido fólico pode ocasionar malformações neurais em fetos e depressão em adultos.

Hábitos que podem te ajudar a ter mais saúde mental

Uma boa noite de sono é uma aliada essencial para diminuir o cansaço mental e aumentar a disposição durante o dia. Entretanto, para pessoas que sofrem de ansiedade, muitas vezes é difícil conseguir dormir uma noite inteira sem interrupções, tendo em vista a insônia causada pelo transtorno. Além desta, outras atitudes podem te ajudar a conquistar mais saúde mental. Confira a lista abaixo: 

1 – Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas gera a sensação de bem-estar e aumenta a disposição e energia do indivíduo. Atividades como caminhada, corrida ou pedalar são indicadas para uma saúde mental mais estável. É importante que cada pessoa procure o médico, para que seja indicada a atividade física mais recomendada para ela.

2 – Consulte um nutricionista e mantenha uma dieta saudável

É importante ressaltar que, de forma alguma, uma alimentação saudável substitui a psicoterapia, ou o acompanhamento psicológico de modo geral. Tanto a dieta, como a prática de exercícios, assim como qualquer outro hábito adotado, são complementares e igualmente essenciais para promover, mais bem-estar e qualidade de vida. Dessa forma, tendo em vista que cada organismo funciona de uma determinada maneira, é preciso consultar um profissional que avalie, de forma responsável, qual é a dieta e alimentos mais adequados.

3 – Fortaleça os laços entre família e amigos

Tendo em vista que, muitas vezes, não conseguimos controlar e filtrar nossos pensamentos, é comum que pessoas que sofrem com transtornos como ansiedade e depressão, sintam-se sozinhas, mesmo que não estejam, o que aumenta a vontade de se isolar de todos. Por isso, se sentir amado e valorizado é essencial para nos sentirmos bem. Dessa forma, reforçar os laços e convívio com aqueles que amamos, sejam amigos ou familiares, é essencial para a saúde mental

4 – Priorize seu lazer e bem-estar

Muitas pessoas associam lazer a atividades arriscadas e aventuras, como, por exemplo, ir ao parque de diversões. Entretanto, lazer é tudo aquilo que te faz feliz e faz você sentir prazer, seja ler um bom livro, ouvir músicas, ou até mesmo assistir um filme. Sendo assim, torne seu prazer uma prioridade em sua rotina, a fim de se sentir bem consigo mesmo e aumentar seu bem-estar.

5 – Busque ajuda profissional

O acompanhamento psicológico é fundamental para o cuidado com a saúde mental. Além de auxiliar no tratamento de transtornos psiquiátricos, o psicólogo também auxilia na busca por maior autoconhecimento, o que promove melhores estratégias para lidar com as questões do dia a dia.

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Fonte: Campanha Janeiro Branco.


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